Obsessão por padrão estético perfeito pode causar transtorno alimentar e psicológico

Tais problemas estariam ligados a comparações entre as pessoas e seus corpos

Victor Malveira
2 min readDec 11, 2022
Imagem: ISTOÉ

De acordo com uma revisão sistemática publicada pelo International Journal of Eating Disorders, houve um aumento de 48% nas admissões hospitalares relacionadas a transtornos alimentares.

A nutricionista Juliana Baroncelli avalia que conforme as pessoas vão crescendo, cobranças internas e externas ocorrem. Segundo ela, essa pressão forma uma relação ruim com a comida, ou seja, transtorno alimentar. Algumas das consequências são: carências nutricionais, gastrite, hipertensão, colesterol alto. “A alimentação saudável, associada ao tratamento psicológico, é capaz de reverter esses quadros. Isso porque a reeducação alimentar vai melhorar a instabilidade emocional do paciente”, disse Juliana.

A busca por perfeição também afeta psicologicamente as pessoas. A psicóloga Thayna Barreiros argumenta que as comparações entre as pessoas podem desencadear transtornos graves, entre eles a anorexia, por exemplo. De acordo com ela, mulheres são mais afetadas, enquanto os homens “sofrem em silêncio”, pela cobrança social e machismo.

Thayna comenta que o tratamento psicológico se dá com terapia, tendo o foco na questão autoestima e da individualidade. Em alguns casos é preciso o auxílio de um psiquiatra.

A pandemia de covid-19 e a virtualização das coisas interferiu em tal questão. “O virtual tomou muito espaço nesse momento, ainda maior do que já era, o que gerou ainda mais essa comparação”, comentou Thayna.

--

--

Victor Malveira

Um quase jornalista que tenta ser cinéfilo. O objetivo aqui é escrever resenhas de filmes, séries e de outras coisas aleatórias. Amante de futebol.